quinta-feira, 23 de abril de 2015

COMO LIVRAR-SE DA AUTOSABOTAGEM



Para aprender Mais e alcançar seus Objetivos


Você já ouviu falar em auto-sabotagem? sabe o que é? Sabe o que significa? Pode ser que você nem saiba definir o significado, mas com certeza já experimentou momentos em que decidiu agir de um jeito e na hora H agiu de outro. A impressão que dá é a de que duas pessoas diferentes vivem dentro do mesmo corpo, cada uma querendo algo diferente e ao final, ganha aquela que tiver mais força. Isso é auto-sabotagem.
Entre os vários motivos que levam as pessoas a buscarem o treinamento para melhorarem sua performance nos estudos aqui na Academia do Cérebro, o campeão é a autosabotagem.
A autosabotagem age como um inimigo que preferencialmente aparece para fazer com que seu plano nunca dê certo. Isso nada tem a ver com a lei de Murph, porque nesse caso o inimigo se esconde dentro de você e silenciosamente age potencializando seus medos, suas ansiedades, criando várias dificuldades e bloqueando vários setores de sua vida, mas no caso daqueles que necessitam estudar, é este inimigo que também o impede de ter disciplina, de se organizar físico e mentalmente e entre outras coisas, produz uma inquietação fazendo com que você concurseiro, viva criando desculpas para não conseguir aprender e ou pelo menos estudar o suficiente. É muito importante não confundir autosabotagem com disfunções neuroquímicas,que de fato comprometem o desempenho cognitivo e que criam a tendência em procrastinar, como por exemplo no caso do TDAH.
A essa altura você deve estar se perguntando o seguinte: "se a autosabotagem não é disfunção neuroquímica porque ela é tão "poderosa em atrapalhar meus planos"?
Vamos entender então como produzimos sem perceber esse mecanismo autosabotador que coloca empecilhos e barreiras criados por você mesmo impedindo o alcance de seus objetivos.
A autosabotagem pode aparecer de diversas formas, vamos nos deter no entanto, no que chamamos de paradigma. Passamos boa parte de nossas vidas construindo e alimentando paradigmas sobre muitas coisas. Um paradigma é um modelo, um padrão e apesar de um significado tão simples, sobre as pessoas ele funciona como óculos escuros num ambiente de pouca luz e produz uma distorção na percepção da realidade e portanto funcionando como um autosabotador que limita habilidades , competências e resultados. 
Em você ele cria a dúvida de ser ou não capaz de superar os obstáculos e por esta razão, sem perceber você fica cultivando um sentimento oculto de covardia interior que cria armadilhas para si mesmo. A AUTOSABOTAGEM TEM MUITAS ORIGENS E MUITAS FORMAS DE SE MANIFESTAR.
Vou ser mais específica e entre várias ocorrências escolhi um exemplo: a palavra que mais se ouve no ambiente dos concursos é sacrifício. O que mais se fala é: Para passar você precisa sacrificar o tempo com a família, sem sacrifício não tem sucesso, é preciso sacrificar um tempo para estudar, etc...e eu pergunto, quem é que satisfatoriamente busca sacrificar-se? 
Captou a mensagem? Observe que nessa idéia, nesse paradigma criado de que para passar num concurso deve existir muito sacrifício (namorado(a), família,lazer e etc...),já existe empecilho suficiente para dificultar o desejo de estudar e aprender num nível ideal para uma boa classificação. A cultura disseminada é a do desprazer, do isolamento e isso acaba afastando os concurseiros das pessoas que amam, de suas alegrias, como se só assim pudessem conquistar sua vaga. 
orre que o cérebro tem como finalidade principal a autopreservação e a preservação da espécie e portanto identifica "sacrifício" como algo ameaçador, por essa razão eleva o nível de estresse e por fim, isso acaba bloqueando as capacidades necessárias para um bom desempenho, seja criando um estado de confusão, seja criando um branco na hora da prova,seja criando um conflito entre fazer o que gosta X sacrificar-se para passar num concurso. 
Por outro lado, numa visão mais lógica, analise comigo: se a ideia é de que só com sacrifício consegue-se o resultado esperado, inconscientemente você buscará todas as dificuldades possíveis e inimagináveis para se sacrificar, tornando o aprender e a sua trajetória de concurseiro em algo penoso,distanciando-se cada vez mais de seus objetivos. Como ficar disciplinado e organizado para sofrer? Isso é loucura. 
Como já citado, uma das funções mais importantes do cérebro, em particular no humano, é a preservação da espécie e a busca do prazer. Partindo deste princípio entendemos a razão pela qual o esforço para aprender não funciona. Para o cérebro esforço tem a conotação de dificuldades e desprazer . 
O simples pensamento de executar qualquer coisa penosa diminui drasticamente nosso desempenho, a sensação é de subir uma imensa montanha todos os dias. Esse tipo de sintoma no contexto da aprendizagem é responsável pelo desânimo que compromete a capacidade de compreender, lembrar e aprender. 
Motivação é a força motriz que nos impulsiona de maneira eficiente para a produção de resultados. 
Tudo que repetimos e vivenciamos com freqüência torna-se um padrão (paradigma) e como já vimos o padrão de sacrifício não é nada animador. Para mudar esse padrão desagradável e limitante é preciso criar um recurso que o conduza a um estado mais animador e estimulante. O que fazer então para mudar esse paradigma agindo de forma mais coerente e eficiente em relação aos resultados que deseja?
Como sugestão: mude suas referências. Reprograme-se de forma eficiente. 
Ao invés de pensar e dizer que é preciso muito sacrifício nos estudos, pense e diga que decidiu ter mais dedicação nos estudos. Isso o coloca no controle da situação porque passa a ser uma decisão (escolha) e não uma necessidade (obrigação -> sacrifício), além do que dedicar (oferecer-se com afeto), dá ao cérebro um estímulo de prazer. É possível que no início da mudança de paradigma, ocorra um certo conflito interno, afinal, mudar de opinião é mais simples do que mudar de atitude, contudo, com um pouquinho de policiamento você conseguirá desenvolver um outro padrão de pensamento mais compensador. Quando vier a sua mente a idéia de sacrificar-se, inverta para a idéia de DEDICAR-SE. 
Outro elemento que produz bloqueios é o hábito de utilizar palavras opostas ao que se deseja. 
As palavras afetam nossa neurologia, além do mais, o cérebro age com base no objetivo a ser atingido. Se você costuma utilizar por exemplo palavras como é difícil, não consigo, isso não é pra mim e etc..., está dando ao seu cérebro um caminho a ser seguido. 
Para satisfazer o seu objetivo estabelecido através de sua linguagem, ele buscará recursos para consumar o que é entendido como algo a ser realizado (não conseguir, dificuldades e etc...), como já salientei no livro Aumente sua Inteligência (Editora Ferreira), é importante abandonar as idéias irracionais evitando ir em direção contrária a seus objetivos. 
As coisas e situações podem ter um nível de dificuldade, mas isso não é impossibilidade . Quanto mais dedicação houver, mais facilidade, mais alegria e prazer e a região do cérebro responsável pela sensação de recompensa (nucleus accumbens e tegmentum superior) quando ativados por ideias e atitudes recompensadoras, contribuem mais para a produção de substancias dopaminérgicas responsáveis pela motivação e prazer. 
Lembre-se seu único concorrente é você, afinal você só precisa de uma vaga. Não se preocupe com os outros. Ocupe-se de você. Mantenha seu foco, lembre-se que você chegará no lugar que escolher seguir em seu mapa . 
1. Policie seus pensamentos de derrota porque eles reduzem sua auto-estima e como consequencia comprometem seu desempenho.
2. Sem essa de achar que perdeu Tempo estudando para isso ou aquilo. Nenhum estudo é perdido. 
3.Disciplina não é um ato e sim um hábito - (o que você habitualmente faz e o que habitualmente pensa). 
Tenho certeza que se você estiver atento aos paradigmas limitantes para eliminá-los e alinhar seus desejos com suas idéias - pensamentos e comportamentos mais eficientes, terá todas as chances de concretizar o que almeja.
Nanci Cavaco

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