Então, aqui vão algumas dicas para deixar a pele sempre fresca e saudável durante o verão.
Ar-condicionado Interno
Como a pele é sempre um reflexo de nossa saúde geral, o ideal é começar de dentro para fora e manter o corpo sempre hidratado. Além de água, que é sempre eficiente e necessária, os chás gelados podem refrescar o corpo e cuidar da pele:
Chá verde: riquíssimo em antioxidantes (Morais, 2009), que ajudam a rejuvenescer a pele, o chá verde é praticamente um cosmético! Pode ser muito refrescante se consumido gelado.
Chá de camomila: também tem propriedades antioxidantes e pode ser aplicado na pele para acalmar queimaduras leves de sol. Depois que fizer o chá, você pode usar os próprios saquinhos para as compressas, é só colocá-los na geladeira para ficarem frescos e depois aplicar na área queimada.
Uma boa dica de preparo para os chás gelados é, depois de feitos em infusão, congelar uma parte do chá em cubos de gelo, enquanto o restante resfria, para servir tudo junto e bem gelado.
Ingredientes da Beleza
Alguns outros ingredientes, que normalmente rondam pela cozinha, podem ajudar a cuidar da pele.
O óleo de coco, que virou mania depois que descobriram que ajuda a perder peso, pode ser aplicado também na pele e nos cabelos. Você pode achar estranho colocar óleo na pele, mas o de coco é facilmente absorvido pela pele e cabelos. Ele é excelente hidratante e refrescante, além de também conter propriedades antioxidantes. Seu cheiro adocicado também tem efeitos calmantes.
A babosa (ou Aloe vera) pode ser outro excelente cosmético no verão, principalmente no caso das queimaduras leves do sol. E se você não tem em casa pode procurar alguma velhinha na vizinhança que ela com certeza vai ter um pé de babosa em casa. O gel da babosa é um eficiente regenerador de tecidos (Palharin, 2008) e muito refrescante, ótima opção para as crianças que “passarem do ponto”!
Esse gel já pode ser encontrado em casas de produtos naturais, mas se quiser se aventurar a extraí-lo, a dica é cortar uma folha bem suculenta, próximo da base (cuidado com os espinhos!!) e deixá-la com o corte para baixo por 15 minutos. Você verá que um líquido amarelo vai escorrer: ótimo, pois ele pode ser um pouco irritante para a pele. Depois corte as laterais da folha, bem próximo aos espinhos e abra a folha, para retirar a polpa. Você pode esfregar um pedaço na pele ou bater tudo no liquidificador antes de aplicar.
Se o cheiro não agradar, você pode acrescentar umas gotas de óleo essencial de lavanda, também excelente para queimaduras leves.
Cuidado Sempre
Nem essas dicas e nem os cremes disponíveis no mercado fazem milagre, importante mesmo é se proteger do sol. Protetor e chapéus incríveis formam uma dupla infalível de beleza para os próximos meses!
Referências
Ação antioxidante de chás e condimentos de grande consumo no Brasil
Efeitos Fitoterápicos e Homeopáticos da Babosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário