terça-feira, 4 de março de 2014

Saúde

Não tem quem resista a um mergulho neste calor! Mas todo mundo sabe o que sol+piscina+mar podem fazer com nossa pele e cabelos. O excesso de calor pode, além de causar ressecamento, facilitar o aparecimento de doenças de pele. E como a gente acaba passando mais tempo ao ar livre, aumentam também os riscos de queimaduras pelo excesso de sol! Principalmente nas crianças que não cansam nunca de brincar na água.

Então, aqui vão algumas dicas para deixar a pele sempre fresca e saudável durante o verão.

Ar-condicionado Interno

Como a pele é sempre um reflexo de nossa saúde geral, o ideal é começar de dentro para fora e manter o corpo sempre hidratado. Além de água, que é sempre eficiente e necessária, os chás gelados podem refrescar o corpo e cuidar da pele:

Chá verde: riquíssimo em antioxidantes (Morais, 2009), que ajudam a rejuvenescer a pele, o chá verde é praticamente um cosmético! Pode ser muito refrescante se consumido gelado.


Chá de camomila: também tem propriedades antioxidantes e pode ser aplicado na pele para acalmar queimaduras leves de sol. Depois que fizer o chá, você pode usar os próprios saquinhos para as compressas, é só colocá-los na geladeira para ficarem frescos e depois aplicar na área queimada.

Uma boa dica de preparo para os chás gelados é, depois de feitos em infusão, congelar uma parte do chá em cubos de gelo, enquanto o restante resfria, para servir tudo junto e bem gelado.

Ingredientes da Beleza

Alguns outros ingredientes, que normalmente rondam pela cozinha, podem ajudar a cuidar da pele.

óleo de coco, que virou mania depois que descobriram que ajuda a perder peso, pode ser aplicado também na pele e nos cabelos. Você pode achar estranho colocar óleo na pele, mas o de coco é facilmente absorvido pela pele e cabelos. Ele é excelente hidratante e refrescante, além de também conter propriedades antioxidantes. Seu cheiro adocicado também tem efeitos calmantes.

A babosa (ou Aloe vera) pode ser outro excelente cosmético no verão, principalmente no caso das queimaduras leves do sol. E se você não tem em casa pode procurar alguma velhinha na vizinhança que ela com certeza vai ter um pé de babosa em casa. O gel da babosa é um eficiente regenerador de tecidos (Palharin, 2008) e muito refrescante, ótima opção para as crianças que “passarem do ponto”!


Esse gel já pode ser encontrado em casas de produtos naturais, mas se quiser se aventurar a extraí-lo, a dica é cortar uma folha bem suculenta, próximo da base (cuidado com os espinhos!!) e deixá-la com o corte para baixo por 15 minutos. Você verá que um líquido amarelo vai escorrer: ótimo, pois ele pode ser um pouco irritante para a pele. Depois corte as laterais da folha, bem próximo aos espinhos e abra a folha, para retirar a polpa. Você pode esfregar um pedaço na pele ou bater tudo no liquidificador antes de aplicar.

Se o cheiro não agradar, você pode acrescentar umas gotas de óleo essencial de lavanda, também excelente para queimaduras leves.

Cuidado Sempre

Nem essas dicas e nem os cremes disponíveis no mercado fazem milagre, importante mesmo é se proteger do sol. Protetor e chapéus incríveis formam uma dupla infalível de beleza para os próximos meses!

Referências

Ação antioxidante de chás e condimentos de grande consumo no Brasil

Efeitos Fitoterápicos e Homeopáticos da Babosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário