terça-feira, 4 de março de 2014

Yoga para os pequenos

 

Por Gopala Yaffa

(Tradução de Ana Corazza)


Corremos como loucos todos os dias; levamos as crianças ao colégio, enfrentamos trânsito, trabalhamos o dia todo. Quando chegamos em casa, temos de arrumar, organizar as coisas, o jantar para fazer, contas para pagar. E as crianças são ocupadas também – elas passam o dia na escola, têm dever de casa para fazer e, além disso, têm também as atividades extracurriculares. O tempo todo estamos no modo ‘vamos logo’, ‘depressa, senão vamos nos atrasar’. São raros os momentos em que podemos simplesmente existir.

Somos chamados de Seres Humanos, mas nos tornamos Seres Realizadores, e estamos constantemente empurrando nossas crianças para fazerem o mesmo. No entanto, todos nós, pais e filhos, precisamos de um tempo para respirar e alongar, relaxar; um momento para simplesmente existirmos, para estarmos juntos, para nos aproximarmos, para criar aquela conexão tão essencial em família.

A velocidade da vida moderna, para ambos, pais e crianças, é uma força que causa desarmonia e nos mantém distantes. Realizamos tanto ao longo do dia, mas perdemos a essência. Nós sobrevivemos, cumprimos nossos compromissos, mas será que crescemos como pessoas e como família?

Cuidado e carinho são necessários para mantermos relacionamentos saudáveis, especialmente o cuidado e o carinho que nós, como pais, temos com nossos filhos. Este é o conceito da Yoga em Família. É passar momentos juntos, tocar, nos abrirmos, nos reconhecermos, olhar (não para a televisão, mas) nos olhos uns dos outros.

Yoga em Família oferece todas as ferramentas para reconectar e estar completamente presente. Enquanto praticamos yoga juntos nos livramos das tensões e descobrimos novas maneiras de comunicar, de brincar e de nos divertirmos. É simples e fácil, basta dedicarmos alguns minutos do dia, ou até mesmo transformarmos a nossa prática de yoga diária em uma prática em grupo.

Quer saber como transformar nossa prática regular de yoga em uma prática de Yoga em Família?

Coloque seus tapetes lado a lado, ou façam um círculo com todos os tapetes, caso a família seja grande. Desliguem os celulares e coloquem uma música alegre para tocar.

Deem as mãos e comecem com algumas respirações profundas enquanto fazem contato olho no olho, este é o momento de vocês estarem juntos.

A partir daí é só seguir um plano de aula bem simples:

Aquecimento – Siga o Mestre. O yogi mais experiente da família começa e lidera os demais com uma Saudação ao Sol e outros movimentos que todos devem copiar. Não há bate-papo nesta hora. Todos seguem os movimentos do líder silenciosamente. Um de cada vez, todos os membros da família se revezam na liderança do grupo por alguns minutos.

Posturas de Yoga  – Conectando. Cada um dos membros da família escolhe três de suas posturas favoritas para que todos façam. Em pares ou em grupo, exploramos diferentes maneiras de realizar as posturas juntos. Podemos dar as mãos, fazer a postura um em frente ao outro, ou um atrás do outro, costas com costas ou lado a lado. Podemos até fazer as posturas um em cima do outro.

A única regra quando inventamos novas posturas é que elas devem fazer todos os participantes se sentirem confortáveis. Fazemos três respirações profundas a cada grupo de posturas que criamos.

Respiração – Formas de Respiração. Sentados, uma pessoa guia as outras sobre como respirar seguindo os movimentos de suas mãos. Quando o líder sobe as mãos (devagar), quer dizer inspirar; quando o líder move as mãos horizontalmente, quer dizer segurar a respiração; e quando o líder move as mãos para baixo, é hora de expirar. O líder pode ainda desenhar um quadrado imaginário com as mãos fazendo com que a família inspire, segure a respiração, expire, segure a respiração, e assim por diante, seguindo um ritmo.

Experimente da maneira que preferir! Escadas são as minhas favoritas. Faça o exercício por um minuto ou dois e a família toda se sentirá relaxada. E claro, revezem a liderança.

Relaxamento – Cobra Anaconda.  Todos (exceto a primeira pessoa) deitam com a cabeça na barriga do membro da família que estiver ao seu lado. Todos respiram profundamente e sentem como suas cabeças levantam e abaixam nas barrigas uns dos outros conforme respiramos. Fechamos os olhos e ouvimos, sentimos o movimento da respiração como ondas, proporcionando um relaxamento mais profundo.

Não tenham pressa em levantar, e terminem com muitos abraços e beijos…

Divirtam-se!

Gopala Amir Yaffa* – fundador da Rainbow Kids Yoga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário