terça-feira, 4 de março de 2014

Yoga e corrida



Por Cassia Parmeggiani

Ilustrações Marcelo Parmeggiani

A saúde de seus músculos e a flexibilidade são fatores-chave para atingir seu pleno potencial como corredor. Incorporar a prática do Yoga melhora a sua flexibilidade enquanto foralece corpo e mente.

O movimento repetitivo de correr pode causar desequilíbrios musculares e estruturais no organismo causando normalmente lesões nos tornozelos, joelhos e quadris.

“Yoga é uma prática que pode ajudá-lo a tornar-se um atleta melhor. Usar o yoga como parte do treinamento melhora o rendimento e reduz as chances de lesões.” Esta prática inclui posições multifuncionais que ajudam a equilibrar  músculos primários e secundários, assim como fortalecê-los.

Centro do corpo

A flexibilidade é importante mas a força da parte central do corpo e aumento da mobilidade são benefícios que o Yoga oferece aos corredores já que muitas das lesões se devem, além falta de flexibilidade, a falta de força do “core”.

Trabalhando músculos frontais do abdômen, parte inferior das costas, parte superior do diafragma e os músculos do assoalho pélvico seu centro de gravidade se fortalece e com isso  os outros músculos do seu corpo não são sobrecarregados.

As posturas de yoga permitem através de seus movimentos coordenados e integrados uma maior consciência corporal e, ao invés de isolar um músculo, você aprende a trabalhar  músculos e tendões como uma unidade, permitindo que execute os movimentos corretamente.

Lesões podem ocorrer quando os músculos que oferecem suporte, como quadril ou joelho, estão fora de equilíbrio. Asanas como o Guerreiro e Trikonasana  podem ajudar a melhorar o equilibrio.

Além disso, fazendo yoga  você melhora sua concentração e foco o que pode ser muito útil durante uma corrida.

Ao contrário da natureza competitiva da corrida, o yoga ensina a clarificar sua mente ajudando a enfrentar os desafios deixando de lado a questão vitória e derrota. 

Asanas que auxiliam corredores a melhorar seu desempenho

BADDHA KONASANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário