sexta-feira, 26 de julho de 2013

Black bloc


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.














































Black bloc nas ruas da cidade alemã de Hamburgo contra a repressão policial aos okupas, em dezembro de 2007



Black bloc é o nome dado a uma estratégia de manifestação e protesto anarquista, na qual grupos de afinidade1 mascarados e vestidos de negro se reúnem com objetivo de protestar em manifestações anti-globalização e/ou anti-capitalistas, conferências de representacionistas entre outras ocasiões, utilizando a propaganda pela ação para questionar o sistema vigente.

As roupas e máscaras negras que dão nome à estratégia são usadas para dificultar ou mesmo impedir qualquer tipo de identificação pelas autoridades, também com a finalidade de parecer uma única massa imensa, promovendo solidariedade entre seus participantes e criando uma clara presença revolucionária.

Black blocs se diferenciam de outros grupos anti-capitalistas por rotineiramente se utilizarem da destruição da propriedade para trazer atenção para sua oposição contra corporações multinacionais e aos apoios e às vantagens recebidas dos governos ocidentais por essas companhias. Um exemplo desta atividade é a destruição das fachadas de lojas e escritórios como McDonald's, Starbucks, Fidelity Investments, e outros locais relacionados às corporações no centro de Seattle, durante as manifestações contra a Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio de 1999.2

Concepção errada


Existe um entendimento, principalmente entre os noticiários das mídias comerciais de massa, que o "black bloc" é uma organização internacional de algum tipo.3 No entanto, nada mais é, do que uma tática utilizada por grupos de manifestantes sem muitas conexões.4 Existem vários grupos black bloc dentro de uma única manifestação, com diferentes formas e táticas.4

Perseguição política


Os black bloc têm sofrido diversas pressões da polícia e do Estado para ser desmobilizados, infiltrações de agentes do Estado e que por vezes colocam uma máscara para desmobilizar a ação dos coletivos, isso acaba por gerar um Black bloc mais organizado taticamente no que concerne combater e reconhecer estes agentes.




Black Bloc (ilustração)



Referências




  1. Coletivo ACME, Um comunicado de uma parte do Black bloc no N30 em Seattle.

  2. Autonomia and the Origin of the Black Bloc accessed 7 November 2008

  3. CNN se referiu a "algo entre 2.000 militantes conhecidos como o 'black block [sic]'. "organizadores das manifestações contra o G8 condenam a violência". CNN. 3 Junho de 2007.

  4. a b K, 2001, "being black block" in On Fire: the battle of Genoa and the anti-capitalist movement, p. 31, One Off Press.


Nenhum comentário:

Postar um comentário