Posse dos Conselheiros da Petros - Este não é um mandato pessoal
A posse dos trabalhadores eleitos para os Conselhos Fiscal e Deliberativo da Petros, na segunda-feira, contou com a presença de petroleiros de diversos estados, que lotaram o plenário.
Após a assinatura no livro de posse, os eleitos discursaram, sob aplausos entusiasmados dos trabalhadores presentes.
O Conselheiro Ronaldo Tedesco, titular no Conselho Deliberativo, afirmou que “esta vitória é parte de uma luta importante para os trabalhadores e mostra que vender direitos não é a saída”. E lembrou do processo de estatização dos prejuízos do Capital
nos EUA, como no caso da GM. “Estamos aqui para garantir o que é nosso...
Mas para manter direitos e adquirir novos só tem uma saída: envolver os trabalhadores neste projeto.”
Agnelson Camilo falou na importância de “avançar na melhoria dos direitos dos trabalhadores em geral, mas principalmente dos aposentados e pensionistas.
Mas temos que avançar também rumo ao governo para melhorar a situação de todos os aposentados”. Ele defendeu o fim do desconto de imposto de renda para aposentados e pensionistas: “É um absurdo que continuem a pagar, pois já pagaram para isto”
Titular do Conselho Fiscal, Sílvio Sinedino agradeceu a todos o empenho na campanha e homenageou os participantes “na pessoa do incansável Ivan Barreto”. Falou na importância do CDPP e da FNP para a expressiva vitória. “Teremos no Conselho Fiscal uma ação serena, mas constante e cuidadosa em defesa de nosso patrimônio. Na campanha já deixamos claro nossas propostas: defesa intransigente do plano de Benefício Definido, repúdio à repactuação tanto pelo seu significado como pela forma traiçoeira com que foi imposta à categoria, inclusão dos novos noplano Petros BD, ilegalmente impedidos pela empresa, cumprimento do contrato,em particular do artigo 41, referente à garantia da manutenção do direito de compra, cobrança da divida das patrocinadoras, busca negociada de solução efetiva dos vários problemas e mudança do estatuto para recuperar as atribuições no Conselho Fiscal... Nossa vitória foi um recado para a Petros e para a direção da Petrobrás.
Os trabalhadores não aceitaram ter seus direitos vilipendiados, e os recentes movimentos da categoria em eleições sindicais confirmam este recado. E concluiu: “queremos que os participantes mantenham vigilância sobre nossa atuação.”
Em nome de todos os conselheiros, Sinedino afirmou que o “pro labore” para a participação dos conselheiros em reuniões será usado para prestação de contas constantes à categoria, recebendo criticas e sugestões pessoalmente: “Este não é um mandato pessoal.”
Oscar Scottá, suplente do Conselho Deliberativo, falou na importância em manter a confiança nos conselheiros eleitos e cumprir as promessas assumidas na campanha:“Quero dizer no final desta gestão: fiz tudo que pude.”
Encerrando o evento, o presidente da Petros, Wagner Pinheiro, reforçou a necessidade de aumentar a participação nas eleições da Petros: “este é um trabalho de todos nós”.
NA TV - O Repórter Surgente apresenta nesta sábado (6), às 11h, programa especial sobre a posse na Petros. Você também pode acompanhar o programa na página do sindicato: www.sindipetro.org.br , clicando em Repórter Surgente.
http://www.sindipetro.org.br/101/b1160/1160.pdf
NÃO ENVIAR MAIS MENSAGENS PARA MEU EMAIL. JÁ DEIXEI ESTE RECADO. AS MINHAS SUGESTÕES NÃO FORAM RESPONDIDAS, SE ERAM OU NÃO CABÍVEIS. AS SUGESTÕES DEVERIAM SER PELO MENOS RESPONDIDAS.
ResponderExcluir( jose p fonseca filho , FINEZA NÃO ME MANDAR MAIS MENSAGENS
Apenas lamente que Ronaldo Tedesco, ao comentar "o processo de estatização dos prejuízos do Capital nos EUA, como no caso da GM." Tenha mostrado desconhecimento. A estatização dos prejuízos e a nova estrutura de capital da GM buscaram beneficiar, acima de tudo, trabalhadores sindicalizados. Há farto material disponível sobre este assunto. Não é por acaso que o sindicato terá ampla participação na nova estrutura.
ResponderExcluirOk, obrigado pela participação.
ResponderExcluirNão há como responder todas as sugestões.
O fórum é de debate. As pessoas interagem respondendo às sugestões ou não.
Os moderadores (que são poucos) não tem como responder a tudo.
Sugestões devem ser encaminhadas para Sindipetros e Associações, e diretores sindicais, que além de serem muitos, possuem toda uma infra-estrutura e aporte financeiro.
Não fazemos mágica.
O grupo e blog é de voluntários.