https://www.blogger.com/profile/13663327239543746428
http://maedecriancassuperdotadas.blogspot.com.br/
O blog traz experiências, artigos e informações de uma advogada que atua na área da Educação, e que é pós-graduada em Neurociência e Psicologia Aplicada, sendo ela mãe de duas crianças superdotadas e palestrante sobre este tema.Com esta formação eclética que a Autora possui, ela é capaz de orientar seu público, de uma forma mais interdisciplinar que este tema demanda.
terça-feira, 29 de outubro de 2013
Em Síndrome de Asperger e a Escola Fundamental (Soluções e Práticas para Dificuldades Acadêmicas e sociais)
Em Síndrome de Asperger e a Escola Fundamental (Soluções e Práticas para Dificuldades Acadêmicas e sociais), Asasociação Mias 1, Susan Thompson Moore
A autora é Mestre em Educação e Mãe de um menino com Síndrome de Asperger
Susan Thompson Moore, M.Ed.
Susan Thompson Moore, M.Ed., is an elementary teacher, parent of a child diagnosed with Asperger Syndrome, and owner of a production company that produces programs on autism and Asperger Syndrome. Drawing from both her professional and personal experience, Susan speaks at local and national conferences, offering practical solutions to the academic and social difficulties of children with Asperger Syndrome.
HABILIDADES SUPERIORES
Algumas crianças com Síndrome de Asperger (SA ) apresentam talentos ou habilidades superiores em algumas áreas, e por isso precisam ser desafiadas de forma apropriadas nas áreaes em que são bem dotadas. Muitas invenções descobertas e obras de arte têm sido feitas por pessoas com SA ou por pessoas que manifestam características de SA. Esses cientistas e artistas são pensadores originais, como interesses e habilidades únicas : um cientista que mudou o mundo com suas descobertas, um música que escreveu muitas obras-primas e um professor que publicou numerosos artigos e livros sobre a cultura de um país distante.
Muitos educadores e psicólogas IDENTIFICARAM UMA SÉRIE DE COMPORTAMENTOS DE PESSOAS SUPERDOTADAS QUE AGORA ESTÃO SENDO IDENTIFICADAS COMO CARACTERÍSTICAS DE INDIVÍDUOS COM ASPERGER. WINNER (1996) descreve crianças superdotadas incluindo as seguintes características :
- Manter a atenção por longo tempo ;
- Grande vocabulário e grande capacidade de armazenar conhecimento verbal ;
- Reações de intensidade anormal a barulho, dor e frustração ;
- Questionamento persistente ;
- Alto nível de energia ;
- Interesses obsessivos ;
- Memória prodigiosa ;
- Raciocínio Lógico ;
- Dificuldade escrita manual ;
- Dificuldades sociais ;
- Preferência por amigos mais velhos ;
- Excelente senso de humor ;
- Interesse em questões morais e filosóficas ;
- Habilidades independentes : superdotados em algumas áreas, mas, não em outras.
Pode haver um estudante que sabe dizer os nomes de todos os presidentes americanos, seu local de nascimento e anos de mandato, e, ao mesmo tempo não ter amiigos. Senta-se sozinho no recreio, lendo um livro sobre presidentes. Ele é obviamente brilhante, mas acrece das habilidades para interagir com os colegas. O que o futuro guarda para tias crianças, quando tantos trabalhos requerem habilidades de comunicações interpessoal e manejo das interações sociais ? Para alguns, comunicação interpessoal e manejo das interações sociais ? Para alguns suas deficiências sociais e de linguagem afetaram tanto as suas vidas que eles não conseguem manter um emprego ou acabar a escola, apesar de seus dotes especiais. Como é triste pensar que alguns desses indivíduos nunca alcançarão seu potencial !
Muitas escolas oferecem Clubes de Ciências, Xadrês, Meio Ambiente e História, onde os estudantes com Asperger podem explorar e desenvolver seus interesses especiais e outras oferecem clubes musicais, depois das aulas, onde os estudantes ficam juntos para praticar seus instrumentos. Se você reconhecer e cultivar os talentos dos estudantes com Asperger e oferece-lhes intervenções e apoio, eles poderão desenvolver seu potencial para fazer aquisições surpreendentes. Todos têm potencial para encontrar realização e felicidade ao longo da vida.
As características cognitivas das crianças com Asperger são numerosas e complexas. Algumas têm deficiências de aprendizado, muitas têm dificuldade com a Teoria da Mente e funções executivas e algumas têm habilidades superiores. Cada criança com Asperger É DIFERENTE E DEVE SER TRATADA COMO UM INDIVÍDUO.
“Trate as pessoas como se elas fosse o que deveriam ser e você as ajuda a se tronarem o que elas são capazes de ser”. (Johann W. Von Goethe)
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postar um comentário
Links para esta postagem
Criar um link
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)
Sobre a autora
Claudia Hakim Advogada especializada em Direito Educacional, Pós Graduada em Neurociências e Psicologia Aplicada, Consultora em Direito Educacional, Parecista e Palestrante na Área do Direito Educacional e Superdotação, Mãe de duas crianças superdotadas, Claudia Hakim é assessora na área de Educação e Superdotação. Com sua formação eclética consegue orientar mais adequadamente aqueles que lhe procuram. Se quiser uma consulta ou assessoria em superdotação (honorários serão cobrados) ou indicação de profissionais para avaliar eventual superdotação ou outra condição que esteja afetando ou prejudicando o desenvolvimento de seu filho, escreva para : claudiahakim@uol.com.br Infelizmente, por conta da grande procura de seu trabalho, a autora não tem como atender e nem orientar gratuitamente, quem assim lhe procurar. As orientações serão cobradas como consulta, a serem previamente combinadas com ela, a não ser nos casos de pedidos de indicação profissional, em que a autora se aterá a indicar o profissional solicitado, mas não orientará os familiares (a não ser que estes queiram contratá-la para tanto). Visualizar meu perfil completo
Venham participar do meu grupo do Facebook para troca de informações sobre Superdotados
Arquivo do blog
Pesquisar no blog
Siga o blog por e-mail
Compartilhe
Postagens populares
- Direitos das Crianças com Hiperatividade e Déficit de Atenção (TDAH), Disléxicos e portadores de Déficit de Processamento Auditivo e Visual
- Sabem, neste final de ano, tenho sido muito procurada para orientar ou entrar com algum tipo de recurso contra os atos de retenção dos a...
- RANKING DAS ESCOLAS PARTICULARES DA CIDADE DE SÃO PAULO NO ENEM
- Este assunto interessa aos pais de crianças superdotadas do tipo acadêmico e que sempre estão à procura de uma boa escola para estimula...
- Escolas/ Colégios preparados para receber crianças superdotadas, no Brasil
- No Brasil existem raríssimas escolas que segregam (separam) as crianças superdotadas somente entre elas. Duas delas estão elencadas aqui...
- DO INGRESSO NA FACULDADE DO ALUNO QUE AINDA NÃO CONCLUIU O ENSINO MÉDIO
- Estes dias surgiu uma discussão na comunidade do Orkut, da qual sou moderadora, Pais de Superdotado, sobre se o aluno que ingressa n...
- Brincando de fazer teste de QI ...
- Eu gostei de fazer este teste de QI. Eu sou da opinião que não se deve dar tanta credibilidade a estes testes de QI feitos p...
- Esclarecimentos sobre a notícia veiculada na mídia a respeito de que crianças menores de seis anos não podem ser matriculadas no ensino fundamental, por força de uma decisão proferida pelo Superior Tribunal de Justiça. Atenção para como estão interpretando a notícia !!!
- Sobre a notícia veiculada na mídia a respeito de que crianças menores de seis anos não podem ser matriculadas no ensino fundamental, por ...
- Filmes com personagens superdotados
- Listas de filmes com personagens superdotados de todos os tipos e gostos : " Mentes que brilham " ; &qu...
- LIMINAR PARA MATRICULAR CRIANÇA QUE AINDA NÃO COMPLETOU SEIS ANOS NO PRIMEIRO ANO EM 2.012
- O JUDICIÁRIO ANDA ESQUENTANDO E AS NOTÍCIAS SÃO AS MELHORES POSSÍVEIS ! CONSEGUI 160 (cento e sessenta) LIMINARES, PARA R...
- Abordando um pouco sobre a inteligência linguística ...
- Resolvi reunir um compilado de significados que encontrei na internet, sobre a Inteligência Linguística, que tão pouco é difundida. ...
- O papel do professor junto ao aluno com Altas Habilidades
- Texto de autoria de Andréia Jaqueline Devalle Rech e Soraia Napoleão Freitas, extraído da internet, no site : http://coralx.ufsm.br/revce/ce...
Total de visualizações do blog
513,039
Seguidores
O seu filho apresenta algum comportamento que você ache diferente e quer averiguar ?Entre em contato comigo, para que eu possa te indicar uma equipe interdisciplinar para ajudar na avaliação e orientação do seu filho ! Farei apenas a indicação do profissional sem custo algum pela indicação. Mas, não orientarei os pais, que nesta situação me procurarem, a não ser que queiram me contratar para orientação, caso em que repassarei o valor dos meus honorários. Postagens populares
Translate |
Nenhum comentário:
Postar um comentário