sexta-feira, 19 de julho de 2013
Administração Inteligente: Gestão de processo de negócios
Não basta somente ter grande talento para conseguir administrar um negócio. É necessário estar por dentro das principais novidades e práticas do mercado. Para uma administração competente, deve-se entender e produzir de modo competitivo, e para tanto técnicas de produção recentes devem ser aprendidas.
Por isso, hoje trazemos na “Administração Inteligente” um post sobre o que é mais moderno no sistema administrativo: o Gerenciamento (ou Gestão) de Processos.
Primeiramente, devemos entender o que significa Gestão/Gerenciamento de Processos. É uma prática comum da Administração atual, que visa unir Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação para otimizar resultados, acelerar a produção e atender clientes com o máximo de qualidade possível.
Para manter esse processo funcionando de forma ativa, operante e competente, são utilizados métodos, técnicas e ferramentas para analisar, modelar, publicar, otimizar e controlar processos envolvendo recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação.
O gerenciamento de processo de negócios é bastante útil a partir do momento que a empresa precisa analisar estratégias de produção que visem atender melhor sua clientela. Por meio de tecnologia avançada, pode-se, por exemplo, detectar em que pontos (e funcionários) o processo está mais lento ou travado. Com isso, pode-se descobrir por que há esta falha no processo produtivo, e tentar corrigi-la, de maneira que a solução seja efetiva e permanente.
O principal objetivo do gerenciamento não é, no entanto, criar máquinas que apenas fiscalizam o processo, muito menos fiscalizar o processo somente. A principal intenção deste tipo de abordagem é fazer alterações graduais, visando a melhoria contínua e constante do processo produtivo. Por isso, é uma atividade de constante pensamento estratégico, visão, atenção e, sobretudo, organização e paciência. É saber quais atitudes tomar, como lidar com recursos humanos, produção, distribuição, entre outros.
“O foco deve ser a melhoria e transformação de processos de negócios para que as organizações possam alcançar os resultados esperados do negócio: aumento de produtividade, redução de burocracia, melhoria na rentabilidade, redução de defeitos e desperdícios, satisfação e fidelização de clientes”. (Wikipedia)
Por isso, saber técnicas de Gestão de Processo é sempre recomendado. Que tal, então, fazer um curso para se atualizar com o que há de mais novo em técnicas de gerenciamento de processos? O Instituto Monitor oferece curso profissionalizante, que o deixará por dentro de tudo que é necessário saber para aplicar a Gestão de Processo de Negócios. Basta entrar no site http://www.institutomonitor.com.br/curso-de-gestao-de-processos.aspx, matricular-se e garantir que a qualidade de seu negócio será ainda maior.
Gostaram da dica? Semana que vem teremos mais! Até lá!
Fonte: www.blog.institutomonitor.com.br/– 08maio13
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário