11/07/13
Conheça esta forma de espionagem empresarial e saiba como proteger a companhia
Engenharia social é um método utilizado por golpistas para obter informações importantes de uma organização por meio da exploração da confiança das pessoas ou da enganação. Ela pode acontecer de diversas formas, como por telefone, por e-mail e, sobretudo, pessoalmente.
Em geral, o golpista se passa por outra pessoa, finge que é alguém conhecido, que trabalha, por exemplo, em outra gerência da companhia. Ele coleta informações, desenvolve e explora um relacionamento com sua vítima até alcançar seu objetivo: acessar as informações de que precisa.
A engenharia social pode acontecer também por uma distração das pessoas. Falar sobre assuntos da empresa em locais públicos, ler ou produzir documentos em salas de espera ou em algum transporte público, por exemplo, é sempre um risco. Pessoas mal intencionadas podem estar por perto e conseguir facilmente informações da companhia.
Para nos proteger da engenharia social, temos que tomar alguns cuidados:
• Fique atento a ligações suspeitas de pessoas pedindo informações sobre a empresa. Se a pessoa se identificar como sendo da empresa, peça a chave ou o ramal e confirme com o gestor da informação se esta pode ser compartilhada.
• Não revele assuntos da companhia para jornalistas ou qualquer pessoa que os solicitem, quando não tiver autorização. Pedidos de informações da Petrobras devem ser dirigidos às gerências responsáveis, como Imprensa e Relacionamento com investidores, ou pelo Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).
• Tenha especial atenção ao tratar com pessoas que trabalham em empresas concorrentes ou que possam ter algum interesse em obter informações da Petrobras. Mesmo que sejam amigos próximos, é preciso tomar cuidado com o que se fala.
• Quando receber visitas, acompanhe-as até o seu destino. Evite receber estranhos no ambiente de trabalho.
• Prefira receber visitantes, como fornecedores e parceiros, em salas de reunião isoladas (fora do ambiente de trabalho).
• Não revele detalhes de projetos para fornecedores ou parceiros que ainda não estejam envolvidos neles e não tenham assinado acordo de confidencialidade.
• Evite falar de assuntos de trabalho no elevador ou em áreas de convívio, como banheiros e corredores, mesmo dentro da companhia. Lembre que visitantes ou pessoas que não têm necessidade de conhecer aquele assunto podem estar escutando.
• Fora da empresa também evite falar sobre assuntos de trabalho. Cuidado com as conversas em restaurantes, táxis, ônibus, metrô, etc.
• Cuidado com a leitura e a produção de documentos fora do ambiente Petrobras.
• Quando falar ao celular em ambientes de convívio ou fora da Petrobras, não converse sobre assuntos da empresa.
« voltar
Nenhum comentário:
Postar um comentário