Para McClelland, as 20 principais competências podem ser definidas da seguinte forma:
I – Realização:
1- Orientação para resultados:
Age para melhorar a performance, fazer mais rápido e melhor.
Compete contra padrões de desempenho, buscando mais.
Pensa em promoção de novos produtos. Pensa em como melhorar serviços.
Quer fazer coisas novas ( sabe o que e porque)
Nível 1 – Realiza o trabalho bem feito. Preocupado com gastos e desperdícios.
Nível 5 – Define metas desafiadoras para si e para os outros. Focado em altos padrões de desempenho.
2- Qualidade e Ordem:
Age para minimizar erros e manter altos padrões de qualidade.
Checa e monitora dados e trabalho.
Desenvolve sistemas de manutenção e controle para organizar o trabalho e a informação.
Nível 1 – Atua dentro dos padrões de quantidade e qualidade definidos.
Nível 5 – Influencia através de novos sistemas de trabalho, que garantem maior eficiência do todo.
3- Iniciativa:
Assume pessoalmente ir fazer mais do que é esperado.
Age antes de ser solicitado.
Evita problemas e cria novas oportunidades.
Nível 1 – Persistente. Enfrenta objeções e rejeições. Não desiste facilmente.
Nível 5 – Antecipa situações e é capaz de prever ou agir com visão de longo prazo.
4- Busca de Informações:
Extensão pela qual coleta e usa informações relevantes com relação aos problemas e oportunidades do trabalho.
Obtém diferentes opiniões ou inputs, e investiga fatos antes de tomar decisões.
Nível 1 – Faz perguntas diretas para quem está diretamente envolvido no problema. Consulta recursos disponíveis.
Nível 5 – Faz pesquisas amplas, utiliza todos os sistemas e canais disponíveis e ainda desenvolve outros.
II – Serviços:
5- Compreensão interpessoal:
Compreende, interpreta e responde aos interesses dos outros, aos seus sentimentos.
Reconhece as forças e limitações dos outros.
Nível 1 – Ouve. Pergunta para confirmar o diagnóstico. Compreensivo. Entende as emoções ou conteúdo dos outros.
Nível 5 – Compreende questões subjacentes complexas que definem atitudes subjacentes, padrões de comportamento e problemas de longo prazo.
6- Orientação cliente-fornecedor:
Interesse em ajudar e servir.
Esforça-se por descobrir as necessidades dos clientes e satisfazê-las.
Nível 1 – Acompanhamento. Mantém dados atualizados para os clientes. Age com base nas queixas e requerimento do cliente.
Nível 5 – Age como advogado do cliente. Conselheiro do cliente.
III- Influência:
7- Impacto e influência:
Age buscando influenciar e persuadir.
Uso de poder posicional – influencia diretiva.
Nível 1 – Persuasão direta. Tende a não se adaptar ao nível de interesse da audiência. Apela para a razão e dados objetivos. Usa exemplos concretos e visuais.
Nível 5 – Usa diferentes e variadas estratégias para influenciar. Antecipa-se e calcula o resultado. Canais de influência indireta. Hábil para fazer coalizões.
8- Consciência e conhecimento organizacional:
Habilidade para aprender e compreender as relações de trabalho.
Habilidade para identificar os verdadeiros tamadores de decisões que podem influenciá-lo.
Nível 1 – Compreende a estrutura formal, a linha de poder e procedimentos.
Nível 5 – Compreende assuntos de longo prazo, as oportunidades, ameaças e forças que afetam as relações da organização com o ambiente.
9- Construção de relacionamentos – network:
Constrói e mantém contatos, dentro e fora da organização.
Articula relacionamentos voltados para o alcance de objetivos.
Nível 1 – Participa quando convidado.
Nível 5 – Grande facilidade para criar relações e amizades. É um líder informal.
IV – Gerenciamento:
10- Direção:
Intenção de comprometer os outros com os próprios desejos.
Uso adequado do poder.
Persuade e convence sem deixar sequelas.
Nível 1 – Dá direções e rotinas básicas. Torna os requerimentos razoavelmente claros.
Nível 5 – Monitorar a performance tendo em vista padrões muito claros de excelência.
11- Cooperação e trabalho em equipe:
Intenção de agir cooperativamente com os outros, ser parte de uma equipe ( intenção genuína).
Nível 1 – Coopera. Disposto a participar, apoia as decisões.
Nível 5 – Constrói a equipe. Age para promover clima amigável, bom moral e cooperação. Promove a reputação da equipe fora dela.
12- Desenvolvimento de outros:
Intenção genuína de proporcionar o crescimento e aprendizagem dos outros com um nível de análise apropriado.
Foca o desenvolvimento sem se basear nos treinamentos formais oferecidos.
Nível 1 – Faz comentários positivos sobre habilidades e potencial das outras pessoas mesmo em casos difíceis. Acredita que pessoas querem e podem aprender.
Nível 5 – Dá feedback negativo e apoio em termos comportamentais e não pessoais. Expressa expectativas positivas para a performance futura. Usa outras estratégias.
13- Liderança de equipe:
Intenção de assumir o papel principal de um grupo.
Desejo de liderar os outros. Gosta de ter autoridade.
Nível 1 – Gerencia reuniões. Estabelece agendas e objetivos, controla o tempo.
Nível 5 – Toma conta da equipe. Protege o grupo e sua reputação. Obtém os recursos pessoais, materiais e informação necessários.
V – Habilidades cognitivas – solução de problemas:
14- Competência técnica – expertise:
Motivação para expandir e usar o conhecimento técnico ou distribuí-lo.
Nível 1 – Voltado para tarefas práticas. Gosta de trabalhos específicos.
Nível 5 – Inclinado a se tornar autoridade num ou mais campos de conhecimento.
15- Pensamento analítico:
Habilidade para quebrar um problema complexo em partes e organizar as partes de uma maneira sistemática.
Faz comparações, define prioridades em base racional, identifica sequencias temporais ou causais – “se...então...”
Nível 1 – Analisa pratica em suas partes básicas. Entende prós e contras de uma decisão. Planos imediatos.
Nível 5 – Análises muito complexas. Avalia problemas multidimensionais. Lidar com variáveis intangíveis. Planos para longo prazo.
16- Pensamento sintético:
Percebe padrões e conexões entre situações que não são óbvias.
Identifica pontos-chave ou subjacentes em situações complexas.
Usa imaginação ou raciocínio conceitual para desenvolver novos conceitos.
Nível 1 – Usa regras básicas. Tende a apreender os aspectos mais explícitos das situações. Muito pouca tolerância à ambiguidade.
Nível 5 – Criar novos conceitos. Definir padrões de pensamento. Articula padrões pouco visíveis. Muita facilidade para com ambiguidade e incerteza.
VI- Efetividade Pessoal – autogerenciamento:
17- Autocontrole; resistência ao stress:
Autogerenciamento emocional, autocontrole.
Evita comportamentos negativos quando provocado.
Lida bem com a hostilidade.
Sabe trabalhar com os outros sob condições de stress.
Sabe moderar as tensões, dá feedback positivo. Alivia tensões.
Nível 1 – Reage com impulsividade, mas percebe o comportamento.
Nível 5 – Age para corrigir os problemas. Cria ambiente positivo onde não haja medo de errar. As pessoas compartilham mutuas opiniões e feedback durante o processo.
18- Autoconfiança:
Expressa sua confiança em realizar tarefa, em obter resultados.
Sente-se confiante em situações cada vez mais desafiadoras. Não duvida de sua capacidade. Lida construtivamente com os erros.
Nível 1 – Inclinado a aguardar orientação externa. Mostra autoconfiança quando tem regras e objetivos definidos..
Nível 5 – Busca riscos e responsabilidade. Expressa descontentamento em diferentes níveis de poder, define suas posições com tato. Consegue resultados além do esperado. Estimulado por incertezas e ambiguidades.
19- Comprometimento Organizacional:
Age de modo a alinhar seus comportamentos com as necessidades, prioridades e objetivos da organização.
Coloca os objetivos à frente de si mesmo.
Promove o alcance dos objetivos organizacionais.
Nível 1 – Esforça-se para se adaptar. Veste-se adequadamente. Respeita normas da empresa.
Nível 5 – Afirma decisões que beneficiarão a empresa mesmo que sejam controversas ou impopulares.
20- Flexibilidade:
Pensa por diferentes estratégias e por diferentes padrões de raciocínio.
Habilidade para considerar diferentes pontos de vista. Adapta sua abordagem às necessidades da situação, variando as formas de se comunicar e envolver as pessoas. Aceita mudanças com naturalidade.
Nível 1 – Foco no objetivo e regras dadas. Aplica regras e as compreende.
Nível 5 – Adapta metas e estratégias. Pensa por diferentes alternativas. Interfere nos modelos limitadores de pensamento e que produzir novos modelos.
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