sexta-feira, 24 de julho de 2009

Petrobras é exemplo no Fórum Mundial de Software Livre

Petrobras é exemplo no Fórum Mundial de Software Livre

 ver tambem: Petrobras vai normatizar contratacao de software livre

 

A Petrobras foi convidada a expor sua experiência na adoção do Firefox e início da implantação do BrOffice.org no 10º Fórum Internacional de Sofware Livre. O evento aconteceu em Porto Alegre, no final de junho, e contou com a participação de palestrantes de renome na área de software livre, de grandes empresas, autoridades brasileiras e estrangeiras e do Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva.A palestra da companhia acrescentou uma visão diferente daquela que normalmente é abordada em fóruns desse tipo, que dão maior enfoque a desenvolvimento de sistemas, apresentação de tecnologias e tendências, por exemplo. “Além de apresentar como está ocorrendo a implantação, falamos sobre os desafios dessa adoção na realidade corporativa, especialmente por se tratar de uma empresa de grande porte. Temos, por exemplo, aproximadamente 86 mil estações de trabalho e 110 mil usuários com os mais diferentes perfis”, explica a palestrante Márcia Novaes Soares, da TIC/INFRA-TIC/IGP, que coordena o projeto de implantação do Firefox e do BrOffice.org na Petrobras.A prova de que os elementos apresentados foram significativos para as cerca de 200 pessoas que assistiam a explanação foi a repercussão da palestra. “Como foi apresentada uma realidade diferente daquela que viviam os ouvintes, a Petrobras passou a ser um exemplo. Tivemos retornos positivos após a apresentação. Muitas pessoas me procuraram dizendo que queriam propor o mesmo tipo de software no local em que trabalhavam, e que iriam utilizar o exemplo da Petrobras para buscar patrocínio interno”, destaca Márcia Novaes.A participação da companhia no evento ocorreu em via de mão dupla. “O movimento de Software Livre não tem grande base financeira e, por isso, sobrevive da repercussão de casos como este, da Petrobras. Isto é bom para a companhia, pois agrega mais valor à sua imagem. Além disso, tivemos uma grande troca de informações, experiências e de contatos que, sem dúvida, acrescentaram muito ao nosso projeto”, constata Bruno Nunes, analista de sistemas da TIC/IDTA/AT, que esteve no evento e que participa, tanto do projeto de implantação, quanto do grupo que trata da política de uso de Software Livre na Petrobras.

Implantação do Mozilla Firefox e do BrOffice.org na Petrobras.




































Autor(es)Marcia Novaes Soares
Coordenação de mesaGustavo Buzzatti Pacheco <gbpacheco em openoffice.org>
MacrotemaDesktop
Horário25/06/2009, 17:00/18:00, fisl5 - 41D
Publico Alvo 
Descrição
Apresentação do projeto de implantação do navegador Mozilla Firefox e os motivadores para a implantação do BrOffice.org na Petrobras.
Currículos
Marcia Novaes Soares
Coordenadora de Projetos de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Telecomunicações da Petrobras. Graduada em engenharia elétrica com ênfase em telecomunicações pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente coordena projetos de otimização de custos e de implantação dos softwares Mozilla Firefox e BrOffice.org na Petrobras.

fonte: http://fisl.softwarelivre.org/10/papers/pub/programacao/759

2 comentários:

  1. como vai a galera?!apreciei excessivamente o vosso fórum!
    Deem uma espreitadelana minha pagina em http://www.pokersemdeposito.com/, sobre site de poker gratis!

    Ate a vista

    ResponderExcluir