segunda-feira, 6 de julho de 2009

Ouvidoria Geral da Petrobras (folder)

Folder A Ouvidoria Geral da Petrobras

Fonte: folder público da ouvidoria

A Ouvidoria Geral é um canal de comunicação aberto pela Petrobras para facilitar o contato direto entre os seus públicos de interesse e a sua administração. Por meio dela, acionistas, investidores, empregados e prestadores de serviço, clientes, fornecedores, poder público e comunidades têm a oportunidade de expressar opiniões, fazer reclamações, denúncias e sugerir melhorias relacionadas a todas as atividades da Companhia.

responsável e comprometida

Um instrumento de cidadania 

A Ouvidoria Geral é responsável pelo recebimento, análise e encaminhamento das demandas recebidas de todos os públicos com os quais a Petrobras se relaciona, pelo acompanhamento das providências junto às unidades organizacionais e pela preparação de relatórios com sugestões para serem apresentados à alta direção da Companhia.

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A Ouvidoria Geral é também o canal oficial da Petrobras para a comunicação de irregularidades ou fraudes no que diz respeito às atividades de natureza contábil, de controles internos ou de auditoria.

Atendendo às exigências da lei Sarbanes-Oxley, a Petrobras criou o Canal Denúncia, que pode ser acessado por toda a força de trabalho (empregados e contratados) da Companhia através da intranet.

Recursos de informática foram utilizados para garantir que o público interno possa formular denúncias sobre esses temas de forma anônima. O público externo também tem garantido o tratamento confidencial de denúncias feitas por email, fax, telefone ou carta.

 

Um canal de denúncia

As políticas e diretrizes da Ouvidoria Geral da Petrobras, bem como sua vinculação ao Conselho de Administração, garantem independência e imparcialidade na condução das questões trazidas pelos demandantes. Quem busca a Ouvidoria pode contar com uma interação confidencial, a certeza de que o seu nome será mantido em sigilo.

Situações muito específicas podem requerer que o demandante seja identificado para o tratamento de sua demanda. Entretando, isso só será feito mediante sua autorização.

 

Ao oferecer a todos os cidadãos um canal para manifestações sobre assuntos relacionados às atividades da Companhia, a Ouvidoria Geral da Petrobras contribui para uma gestão mais

transparente, socialmente responsável e comprometida com a cidadania.

Garantia de independência, imparcialidade e confidencialidade

 

O que esperar da Ouvidoria Geral da Petrobras

. Ao procurar a Ouvidoria Geral da Petrobras, você pode esperar:

 

Escuta atenta e imparcial sobre a demanda apresentada;

Confidencialidade no tratamento da demanda e nas orientações fornecidas;

Identificação das opções para avanço na questão apresentada;

Contribuição na mediação de conflitos ou na resolução do problema junto às partes envolvidas;

Acolhimento de demandas que infrinjam o Código de Ética da Companhia, suas normas e procedimentos;

Acolhimento de denúncias, mesmo em caráter anônimo, para questões contábeis, financeiras, de controles internos e auditoria;

Recomendação às áreas corporativas quanto a demandas que possam atender a interesses

coletivos.

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O que não é função da Ouvidoria

Quem busca a Ouvidoria Geral da Petrobras pode contar com uma interação confidencial, na certeza de que o seu nome será mantido em sigilo.

 

Não cabe à Ouvidoria Geral da Petrobras:

Conduzir investigações e apurações formais;

Atuar como instância decisória, tomando decisões no lugar das áreas executivas da Companhia;

Interceder incondicionalmente em favor de alguma das partes envolvidas na demanda;

Substituir instâncias representativas como sindicatos e associações;

Substituir canais formais internos de escuta de primeira instância (RH, SMS e outros) e linha gerencial;

Tratar de questões sem relação com a Petrobras.

Existem diversas formas de entrar em contato com a Ouvidoria Geral: site da Petrobras, telefone, carta, fax ou email.

Para ser atendido pessoalmente por um de nossos assessores, é necessário fazer agendamento pelo telefone.

Como entrar em contato com a Ouvidoria Geral da Petrobras

Internet http://ouvidoria.petrobras.com.br  www.ouvidoria.petrobras.com.br

E-mail ouvidoria@petrobras.com.br

Telefone (21) 3224-8357 

Fax (21) 3224-8189

Internamente Chave PROU

 

Carta

Ouvidoria Geral da Petrobras

Av. República do Chile, 65 11º andar - sala 1101A

Centro - Rio Janeiro – Brasil CEP 20031-912 - RJ

Ouvidoria Geral da Petrobras

Caixa Postal 15580 - Brasil

Rio de Janeiro - CEP 20031-975 - RJ

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