terça-feira, 14 de julho de 2009

Petroleiros propõem nova entidade nacional da categoria

Petroleiros propõem nova entidade nacional da categoria

 Da Agência Estado (12/07/2009)


No encerramento do 3º Congresso da Frente Nacional dos Petroleiros (FNP) hoje, em São José dos Campos, foi aprovada a criação de uma nova entidade nacional da categoria.

A discussão já vinha acontecendo há pelo menos três anos por divergências sindicais com a Federação Única dos Petroleiros. Agora, a FNP reúne 50% dos trabalhadores da ativa, cerca e 25 mil pessoas, e outros 90 mil aposentados.

O congresso começou na quinta-feira e na sexta-feira organizou um protesto na frente da Refinaria Henrique Lage, a Revap, com distribuição de panfletos sobre a campanha nacional "O petróleo tem que ser nosso", que pede a total estatização da Petrobras.
Segundo o presidente do Sindipetro de São José dos Campos, José Ademir da Silva, a plenária final, que contou com a participação de 160 pessoas, ainda aprovou a participação da FNP da abertura do Congresso da União Nacional dos Estudantes (Une) que vai debater a campanha da reestatização. "Também estaremos no ato unificado com as centrais sindicais, no dia 14 de agosto, na avenida Paulista, em São Paulo, contra crise financeira e pela Petrobras 100% estatal", acrescentou. José Ademir da Silva disse que os próximos passos serão sobre o estatuto da nova entidade e estudos para a recomposição das perdas salariais da categoria, que tem dissídio em setembro. "Até o final de julho entregaremos nossa pauta de reivindicações", completou.

2 comentários:

  1. Melhor se todos estivessem unidos numa única federação. Não somos uma coleção de partidos (nome atinente) políticos. Categoria partida em 2.

    ResponderExcluir
  2. Pela unificação da categoria em uma só frente.

    ResponderExcluir