Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Occupy Wall Street ('Ocupe Wall Street'), OWS, é um movimento de protesto contra a a desigualdade econômica esocial, a ganância, a corrupção e a indevida influência das empresas - sobretudo do setor financeiro - no governo dos Estados Unidos. Iniciado em 17 de setembro de 2011, no Zuccotti Park, no distrito financeiro de Manhattan, na cidade de Nova York, o movimento ainda continua, denunciando a impunidade dos responsáveis e beneficiários da crise financeira mundial. Posteriormente surgiram outros movimentos Occupy por todo o mundo.
As manifestações foram a princípio convocadas pela revista canadense Adbusters, inspirando-se nos movimentos árabes pela democracia, especialmente nos protestos na Praça Tahrir, no Cairo1 , que resultaram na Revolução Egípcia de 20112 . A denúncia de que o megainvestidor George Soros seria um financiador do movimento foi desmentida pela própria agência que divulgara a versão 3 .
No dia 1º de outubro de 2011, o protesto mobilizou de cinco a dez mil pessoas. Ao longo dos últimos meses de 2011, uma onda de protestos semelhantes espalhou-se por diversas outras cidades nos Estados Unidos (Boston, Chicago, Los Angeles4 , Portland, São Francisco, entre outras), na Europa e em outras partes do mundo5 .
A estratégia do movimento é manter uma ocupação constante de Wall Street, o setor financeiro da cidade de Nova Iorque. As pessoas se organizam em assembleias gerais, nas quais todas podem falar e participar das decisões coletivas6 . Os manifestantes indicaram que a ocupação será mantida "pelo tempo que for necessário para atendimento às demandas."O slogan, We are the 99% ("Nós somos os 99%"), refere-se à crescente desigualdade na distribuição de renda riqueza nos Estados Unidos entre o 1% mais rico e o resto da população. Para promover mudança OWS aposta na ação direta .7
No site occupywallst.org,8 o OWS é descrito como um movimento de resistência, sem liderança, "com pessoas de muitas cores, gêneros e opiniões políticas. A única coisa que todos temos em comum é que nós somos os 99% que não vão mais tolerar a ganância e a corrupção de 1%. Estamos usando a tática revolucionária da Primavera Árabe para alcançar nossos fins e encorajar o uso da não violência para maximizar a segurança de todos os participantes. Este movimento #OWS dá poder a pessoas reais para criar uma mudança real, de baixo para cima. Queremos ver uma assembleia em todo quintal, toda esquina, porque nós não precisamos de Wall Street e não precisamos de políticos para construir uma sociedade melhor."
Para o Nobel de Economia Joseph Stiglitz, OWS tem poucas reivindicações econômicas, mas luta por uma democracia não controlada pelo dinheiro. Isso o tornarevolucionário. 9
Referências
- Ir para cima↑ Tahrir Square protesters send message of solidarity to Occupy Wall Street The Guardian (25 de outubro de 2011). Visitado em 30 de novembro de 2011.
- Ir para cima↑ 'Occupy Wall Street' to Turn Manhattan into 'Tahrir Square' International Business Times New York (17 de setembro de 2011). Visitado em 30 de novembro de 2011.
- Ir para cima↑ Soros: not a funder of Wall Street protests Reuters. Visitado em 23 November 2011.
- Ir para cima↑ Polícia cerca acampamento do "Ocupe Wall Street" em Los Angeles Folha.com (28 de novembro de 2011). Visitado em 2 de dezembro de 2011.
- Ir para cima↑ Hundreds of Occupy Wall Street protesters arrested BBC News (2 de outubro de 2011). Visitado em 30 de novembro de 2011.
- Ir para cima↑ Does 'Occupy Wall Street' have leaders? Does it need any? The Christian Science Monitor (10 de outubro de 2011). Visitado em 30 de novembro de 2011.
- Ir para cima↑ Intellectual Roots of Wall St. Protest Lie in Academe — Movement's principles arise from scholarship on anarchy The Chronicle of Higher Education. Visitado em 2012-23-2.
- Ir para cima↑ Occupywallst.org
- Ir para cima↑ Um Nobel de Economia explica Occupy Wall Street (em português). Artigo de Joseph Stiglitz (tradução: Antonio Martins). Outras palavras, 8 de novembro de 2011.
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
- NYC General Assembly
- Site não oficial – apoiado pela Adbusters, contendo atualizações diárias sobre o movimento.
- Site da Adbusters – lista de sites e atualizações
- Occupy Together – eventos nos EUA.
- WikiOccupy.org – Wiki do movimento
- OccupyWiki.org – Diretório e informação
- Occupy Directory – Google Docs
- FirstGameWorld.com – Media Network "Occupy"
- Charts: Here's What The Wall Street Protesters Are So Angry About.... Business Insider, 11 de outubro de 2011.
- Occupy Wall Street (vídeos)
- Fotos do movimento em diferentes partes dos EUA – Denver Post
- Sites correlatos
- Inequality.org – Program on Inequality and the Common Good, um projeto do Institute for Policy Studies
- The Equality Trust (Reino Unido)
- Movimento Occupy e Democracia
Nenhum comentário:
Postar um comentário