quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Secretaria de Formação da CUT-RJ divulga balanço da gestão

 CUT-RJ


Confira as atividades realizadas pela Secretaria no período de 2012 a 2015


Escrito por: Secretaria de Formação da CUT-RJ • Publicado em: 25/08/2015 - 17:16


SECRETARIA DE FORMAÇÃO DA CUT/RJ


BALANÇO POLÍTICO SINTÉTICO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS NA GESTÃO 2012 – 2015


 

“Se muito vale o já feito, mais vale o que será”


(Milton Nascimento e Fernando Brant) 


 

1)      Implementação da Política Nacional de Formação, PNF, articulada com a Escola Sindical 7, e desenvolvida através da Secretaria e do Coletivo de Formação da CUT/RJ

a)      5 turmas de ORSB – Curso de Formação em Organização e Representação Sindical de Base. Curso com 04 módulos regulares e continuados,  com carga horária de 72 horas/aulas. Para dirigentes sindicais de base de sindicatos e federações filiadas, e oposições reconhecidas.

Pela Secretaria e Núcleo de Formadores da CUT/RJ. Sendo 2 turmas no Rio de Janeiro, concluídas, com participação de 73 dirigentes. 1 turma na Baixada Fluminense, ainda por concluir, com 19 dirigentes. 1 turma no Sul Fluminense, concluída, com 35 dirigentes. 1 turma no Norte Noroeste Fluminense, ainda por concluir (Mod IV, com 24 dirigentes).

b)      2 turmas de FF – Curso de Formação de Formadores, realizados em Belho Horizonte, com 12 dirigentes concluindo o percurso de 4 módulos, e integrados ao Núcleo de Formadores da CUT/RJ, e contribuindo com o nosso processo formativo.

c)     2 Oficinas Metodológicas sobre Aprofundamento da Concepção Cutista de Formação:Princípios, práxis, recursos didáticos metodológicos, relação da formação da CUT com a Educação Popular. E estudo do Movimento Sindical, suas identidades, crises, perspectivas, estratégias, relações como os governos, com os partidos políticos e outros movimentos sociais, no caso brasileiro. Com participação de 25 dirigentes que fizeram FF e ORSBs

d)    11 dirigentes de sindicatos filiados participaram do curso NCC – Negociação e Contratação Coletiva, e DPPAR – Capacitação de Conselheiros em Desenvolvimento, Políticas Públicas e Ação Regional.

 

2)      Outras atividades, do Plano de Trabalho da CUT/RJ:

a)      Atividades sobre a Memória, História dos 50 anos do Golpe Civil/Militar de 1964:  O Sinpro-Rio, com apoio da CUT/RJ, e em parceria com outros sindicatos filiados, vai realizar um conjunto de debates, com apresentação de filmes, sobre a memória e a verdade sobre o Golpe.

Os debates terão a participação de professores e pesquisadores (que estudam o tema)  convidados, nos dias 08,, 15 e 29 de março, e 06 de abril, no

b)     OFICINA DE ANÁLISE DE CONJUNTURA: em Volta Redonda

Curso de Formação em

CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS/AS EM DESENVOLVIMENTO, POLÍTICAS PÚBLICAS E AÇÃO REGIONAL – DPPAR-. Com 10 vagas destinadas ao RJ, na Escola Sindical 7 de Outubro, com 3 módulos, de 3 dias cada um, e visa qualificar politicamente os/as militantes e dirigentes sindicais para atuação nos fóruns tripartites e conselhos de elaboração, controle social e fiscalização de Políticas Públicas, como:

  • Emprego e Renda,

  • Educação, Saúde,

  • Cultura,

  • Mulheres,

  • Igualdade Racial,

  • Desenvolvimento Social,

  • Transportes,

  • Direitos da Infância,

  • Adolescentes e Jovens,

  • Meio Ambiente,

  • etc.


- 04 dirigentes sindicais de sindicatos filiados participaram da Oficina  Metodológica Planejamento Estratégico, na Escola Sindical 7 de Outubro, em BH.

- Lançamento do livro “As Armas da Crítica – Antologia do Pensamento de Esquerda,  com Palestra do professor Emir Sader, sobre o tema “ O Pensamento de Esquerda e o Papel dos Sindicatos, hoje”

 

3)      Parcerias com sindicatos. Com a escola do professor, do SINPRO-RIO

Curso de Extensão – PRONEX; NEC/UFF; Cinema, Ditadura e Memória; coordenação prof. Janaína Cordeiro

Curso de Extensão – NEC/UFF; Poder Popular – Revoluções e Cinema; coordenação prof Janaína Cordeiro

Curso de Extenção – NEC/UFF; Memória e História – O Cinema Brasileiro sob a Ditadura; Coordenação da Prof  Janaína Cordeiro

Curso de Formação Política – Estado, Poder, Hegemonia e Contra-Hegemonia – O Papel dos Sindicatos e os Movimentos Sociais, com o professor Helder Molina, professor da UERJ e assessor de  Formação da CUT/RJ

Curso: As esquerdas brasileiras durante a ditadura civil militar, com o SENGE, prof Isabel Leite

Com o SENGE/RIO – AS ESQUERDAS BRASILEIRAS DURANTE A DITADURA CIVIL MILITAR ; PROF ISABEL LEITE. E Com o SISEJUFE/RJ: justiça de transição a La Carte – Os Limítes Políticos da Conciliação Brasileira; prof Pedro Teixeirense

 

PONTOS POSITIVOS

A  construção de um coletivo de formadores capaz de elaborar roteiros e participar efetivamente da realização dos cursos de ORSB. Que  participaram da montagem e da execução das atividades planejadas cerca de 14 formadores:  a parceria estabelecida com várias secretarias em atividades de formação – secretaria de juventude, secretaria de comunicação e secretaria de relações do trabalho. A parceria com o DIEESE em atividades de Formação.

A parceria e o envolvimento solidário de vários sindicatos nas ações de formação. A relação de cooperação entre a SEF, a Escola Sindical 7 de outubro e a SNF

 

PONTOS NEGATIVOS

A não organicidade do coletivo de formação.

A não realização do Encontro Estadual de Formação durante a Gestão. A impossibilidade de atingir as demandas apontadas, marcadamente a não realização de uma turma de ORSB em Niterói e São Gonçalo, e Campos e Itaperuna, e a não conclusão da turma da Baixada.

 

Concluímos esta gestão com o sentimento de haver contribuído com a formação de nossos/as dirigentes.  Agradecemos a solidariedade militante e o companheirismo generoso de centenas de dirigentes, dos sindicatos filiados, dirigentes da CUTRJ e das federações, e o apoio fundamental dos funcionários da CUTRJ. a todos/as os/as companheiros/as, entidades, funcionários/as que tornaram o trabalho possível.

“Se muito vale o já feito, mais o vale o que será.


A FORMAÇÃO E A LUTA CONTINUAM


Maria do Céu Carvalho – 


Secretária de Formação da CUTRJ, de 2012 a 2015


Assessoria de Formação: 


Helder Molina, desde 2006.



Nenhum comentário:

Postar um comentário