quarta-feira, 22 de julho de 2009

O que é o Pacto Global









O que é o Pacto Global
O Pacto Global é conseqüência de um convite realizado pelo Secretário Geral das Organizações das Nações Unidas, Kofi Annan, ao setor privado para que, juntamente com algumas agências das Nações Unidas e outras organizações da sociedade civil, contribuísse para avançar a prática da responsabilidade social corporativa, na busca de uma economia global mais sustentável e inclusiva.

A iniciativa deu resultado e, atualmente, centenas de empresas do mundo todo, do trabalho internacional e das organizações civis estão engajadas no Pacto Global,

planejando e gerenciando programas a partir de valores humanos essenciais, como o respeito aos direitos humanos, ao meio ambiente e à ética nos negócios.



O propósito do pacto é, com o poder da ação coletiva, impulsionar a cidadania empresarial como padrão para a condução de seus negócios e, assim, solucionar os desafios da globalização.
Todos os membros do Pacto Global estão comprometidos a comunicar seus progressos na implementação dos 10 princípios em seus relatórios anuais e no site da instituição.

Compromissos

O aderiu ao Pacto Global da ONU apoiando os “Dez Princípios do Pacto Global”, que englobam os Direitos Humanos, Direitos do Trabalho, Proteção do Meio Ambiente e Combate à Corrupção em todas as suas formas.


O nosso compromisso é com o bem-estar da comunidade, realizando atividades de interesse público no âmbito de promoção da assistência social; da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico; promoção gratuita da educação, da saúde, direitos humanos, e humanitários em geral; promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, entre outros.


Não mediremos esforços para divulgar de forma clara e transparente nossos propósitos junto a parceiros e aliados.


Construir um mundo melhor é a meta, com cada um executando a sua parte. Nós já estamos neste caminho, pois aderimos ao Pacto Global – uma iniciativa internacional criada pela ONU, visando ao desenvolvimento mundial sustentável e ao exercício da responsabilidade social corporativa.


A intenção é incentivar empresas a assumir publicamente políticas e programas com valores universais, que devem ser postos em prática por todos e em qualquer lugar do mundo. São 10 princípios-chave nos segmentos de direitos humanos, trabalho, proteção ambiental e combate à corrupção.



Princípios de Direitos Humanos
1. Respeitar e proteger os Direitos Humanos.
2. Impedir violações de Direitos Humanos.

Princípios de Direitos do Trabalho
3. Apoiar a liberdade de associação no trabalho.
4. Abolir o trabalho forçado.
5. Abolir o trabalho infantil.
6. Eliminar a discriminação no ambiente de trabalho.

Princípios de Proteção Ambiental
7. Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.
8. Promover a responsabilidade ambiental.
9. Encorajar tecnologias que não agridam o meio ambiente.

Princípio contra a Corrupção
10. Combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

Nossa longa jornada como grupo inspirou-nos a acreditar que nossos sonhos poderiam tornar-se realidade.

Em constante evolução, buscamos novas alternativas a fim de superarmos obstáculos, vencermos dificuldades e compartilharmos nossos progressos com toda a sociedade.


Pretendemos abraçar novas causas, iniciar novos projetos destinados à educação, ao meio ambiente e à comunidade e conduzir nossas atividades em direção a um futuro melhor, com mais generosidade e justiça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário